5 Erros que Impedem Novos Clientes no Seu Salão de Beleza

5 Erros que Impedem Novos Clientes no Seu Salão de Beleza

Ninguém abre um negócio sem a expectativa de que ele tenha sucesso. Por isso, temos certeza de que você sonha com o seu salão de beleza sempre movimentado, com a agenda cheia de marcações. Pensando nisso, vamos te dar neste post algumas dicas quanto a erros simples de serem evitados na hora de atrair e fidelizar clientes.

 

1. Contar apenas com a “porta aberta”

Seu salão pode até ter os melhores profissionais, resultados impressionantes, produtos milagrosos, decoração impecável: sem a divulgação adequada de tudo isso será difícil atrair novos clientes. O cliente “de porta”, aquele que mora nas proximidades ou passa na porta do salão e se interessa, existe? Claro! Mas não dá para contar apenas com ele. Ter um blog ou site e mídias sociais atualizadas, cartões de visita caprichados e panfletos com promoções são formas baratas de difundir seu salão, alcançando mais do que apenas os clientes do entorno.

 

2. Vender serviços a preço de banana

Em tempos de crise econômica, as pessoas estão realmente buscando bons preços. Mas valores muito abaixo do mercado podem passar para o cliente uma impressão de que o serviço é de qualidade inferior. Calcule os preços com uma margem de lucro justa para o seu salão e que torne o valor atrativo para os clientes, prezando pela qualidade dos produtos e serviços sempre. Dessa forma, o cliente verá que a relação custo-benefício vale a pena.

 

3. Não manter um cadastro atualizado

Poucos salões entendem a importância de cadastrar os clientes. Mas, principalmente para a fidelização, o cadastro é fundamental. Os dados coletados podem servir para uma infinidade de coisas, como por exemplo:

  • Perceber quais os serviços mais requisitados para investir em cursos e produtos específicos, além de realizar promoções mais atrativas;
  • Manter informações importantes em caso de uma nova visita do cliente, como cor e marca da tintura que vem sendo usada; Aumentar o valor consumido pelo cliente oferecendo algo além do que ele já usufrui com regularidade, planeje a oferta de acordo com o perfil da cliente.
  • Ter a possibilidade e entrar em contato com o cliente caso haja uma promoção que o interesse, oferecer um brinde de aniversário ou lembrá-lo de retoques e manutenções.

 

4. Não cumprir horários agendados

Nem sempre é possível cumprir com exatidão os horários da agenda. Um cliente atrasa, outro resolve fazer uma hidratação não programada antes da escova e pronto: seu dia vira uma bagunça. Para garantir que isso não aconteça, sempre programe um tempo a mais para cada atendimento e faça o possível para seguir os serviços que foram agendados. Caso o cliente deseje algo que não havia sido avisado no momento do agendamento, avalie se é possível fazer sem prejudicar o próximo horário marcado.

 

5. Não saber lidar com críticas

Se você quer ser o cabeleireiro de uma pessoa por muitos e muitos anos, é mais do que necessário estar ciente de que você pode não acertar todas as vezes. Nos momentos em isso acontecer, ouça a crítica com humildade, paciência e ofereça-se para corrigir o erro, mesmo que a culpa não seja inteiramente sua. Se insatisfeito, o cliente pode nunca mais voltar ao seu salão e de quebra compartilhar a experiência ruim com outros potenciais consumidores dos seus serviços.

 

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Uma resposta

  1. Dicas muito úteis. Adorei

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